Etapa V - Professora Andréa, Sandra e Rafaela
O movimento é parte integrante da vida humana.
As crianças desde o seu nascimento movimentam-se e este vai se
aprimorando a cada dia por intermédio das experiências como por exemplo:
correm, saltam, manuseiam objetos, etc.
O movimento humano não se resume apenas em um deslocamento
e sim uma forma de linguagem corporal em que expressamos nossos sentimentos,
emoções e pensamentos.
O modo como se processa o movimento é o resultado da
interação do homem com o meio, interações sociais e através do tipo de
movimento é expresso as necessidades, interesses entre outros.
O movimento está intimamente ligado à cultura na qual a criança
está inserida.
As instituições de educação infantil devem propiciar um
espaço adequado para que as crianças se sintam seguras para desenvolverem seus
movimentos, vencendo os desafios.
O trabalho com o movimento deve propiciar à criança um
desenvolvimento dos aspectos da motricidade e a ampliação da cultura corporal
de cada criança.
Presença do movimento na educação infantil: ideias e
práticas correntes.
As práticas pedagógicas na educação infantil definem
variadas concepções da utilização e finalidade do movimento trabalhada em
creches, pré-escolas e outras instituições.
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