sábado, 27 de abril de 2013

Projeto: Redinhas de balanço!

    Teve inicio esta semana na EMEI Mario Quintana o projeto :Utilização de redes de balanço nos berços das Etapas I – Berçário, tendo como objetivo geral: Desenvolver a criança integralmente, contribuindo para que o processo de adaptação na escola se dê de forma tranquila e como objetivos específicos a melhora significativa no desenvolvimento motor, emocional e fisiológico da criança, diminuindo no momento do sono com o balanço da rede a falta que a mesma sente do lar e da presença da mãe, simulando com o balanço da rede e o aconchego que a mesma proporciona o carinho e o afago que a criança recebe de seus familiares.   O projeto foi apresentado aos pais na reunião da Etapa I no dia 22 de Abril pela direção e aceito e massa pelos mesmos,  os pais que tivessem interesse que seus filhos se beneficiassem do projeto assinaram uma autorização, este tipo de redinha já é utilizada em UTIs neonatais, mas nunca foi utilizada na educação infantil. 


Material utilizado: Uma rede de flanela antialérgica em cada berço.




Momento de utilização: Hora do soninho.

Benefícios: A rede de balanço simula o colo, o embalar, o aconchego, carinho, afeto e calor humano, traz tranquilidade e ajuda a desenvolver a criança globalmente nos aspectos motor, fisiológico e emocional. No momento em que a criança se encontra deitada sobre a rede a mesma fica curvada levemente como se fosse um feto, ao sentirem a falta do afeto, do abraço, a rede é comparada ao colo de mãe. “O balanço suave da rede trabalha a bipolaridade do cérebro, estimulando ao mesmo tempo o lado direito e o esquerdo, ou seja, o hemisfério subjetivo e o objetivo”, afirma Gil Kehl, terapeuta ayurvédico de São Paulo.
A rede ainda tem o valor de ser ortopédica. “Ao contrário da cama, ela encosta todos os apoios da coluna, aconchega e ajuda a relaxar os nervos e o corpo”. A rede lembra o gesto de ninar, o colo, o aconchego da mãe.


Por que o projeto na educação infantil?

    É visível a influencia que o ambiente externo causa sobre a criança, ainda mais bebês que saem do ambiente familiar ainda precocemente e são incluídos em uma nova realidade, a escolinha.   Sabendo que a personalidade da criança esta em formação até os sete anos, nada mais normal e cabível do que tomar todos os cuidados para que os mesmos tenham um processo de desenvolvimento completo, integro e de acordo com a sua faixa etária.   A criança ao sair de sua realidade/rotina diária, recebe estímulos do meio, e esta influência diretamente no seu desenvolvimento. Temos como exemplo a chegada de um bebê de quatro meses na escola, o mesmo não tem consciência que este local é uma escola, mas que esta saindo dos braços de seus familiares sim! Neste momento a criança tende a ficar rígida, irritada, chorosa, com falta de apetite e muitas vezes traumatizada, estas características ficam guardadas no inconsciente da criança para toda a vida se não for trabalhada de forma correta e amorosa por todos que a cercam, incluindo pais, cuidadores e professores, estas características tendem a prejudicar a criança futuramente diminuindo seu rendimento escolar e social.   

    Pensando nisso, o projeto esta sendo desenvolvido na escola Mario Quintana, na cidade de Uruguaiana/RS, mediado pela diretora e Educadora Especial Cassiana Descovi, este é um projeto piloto na Educação Infantil na cidade e juntamente com a escola tem o objetivo vinculado unicamente á criança e seu desenvolvimento global, melhorando assim o período de adaptação na escola e diminuindo, desta forma, o sofrimento que a mudança na rotina causa aos pequenos.   A utilização da rede no berço traz tranquilidade ao bebe, diminuindo visivelmente os efeitos que a mudança na rotina traz ao mesmo.


Entre os seus benefícios estão:   



  •   A tranquilidade, melhorando a adaptação.
  • O melhor desenvolvimento psicomotor, pois a rede proporciona o relaxamento muscular, o que futuramente vem a influencia o engatinhar, o desenvolvimento da motricidade fina e ampla e futuramente o processo de maturação para começar a andar.
  • Processo emocional, a rede traz tranquilidade, diminuindo o choro que pode causar regurgitação e a perda de peso que normalmente acontece nos primeiros dias de afastamento.
  •  O balanço da rede provoca respostas reflexas corticais através das conexões do ouvido interno com o córtex cerebral. Estas conexões são essenciais para que num futuro próximo o bebê adquira o controle da cabeça.· 
  •  O balançar da rede tranquiliza o bebê e ajuda na manutenção do sono profundo, diminuindo a ansiedade e a baixa imunidade que causam possíveis problemas de saúde.
  • Por estarem bem posicionados, aquecidos, ninados e monitorados, os bebês tendem a permanecer mais tempo em sono profundo, o que lhes promove organização comportamental, estabilidade clínica e ganho ponderal, aspectos estes tão preconizados pela metodologia Canguru.
  • O tecido das redes evita alergias ou infecções nos bebês. Para se alcançar bons resultados, bastam duas dormidas ao dia, de 50 minutos.








Na ultima Sexta - feira 26 de Abril a EMEI Mario Quintana recebeu a visita da escritora Anair Weirich que explanou com as professoras sobre os benefícios, complementos e a importância da leitura para os pequenos, a mesma recitou algumas de suas poesias e expôs seus livros! Para saber mais sobre a artista é só entrar no seu face  http://www.facebook.com/anair.weirich.5?fref=ts!
A escola agrade a presença!


















Este é o espaço da Etapa V-E, professora Andréa Bagesteiro, formada em Pedagogia Habilitação em Educação Infantil pela PUC.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". 
Provérbios 22:6

25/04 Desenho livre





 Jogos de montar


Modelagem com massinha


Desenho livre no quadro negro


 Modelagem com massinha


Brinquedo livre


Construção do nome



Escrita livre e com orientação do nome



 Jogo engenheiros



 Olhas as amizades surgindo ai gente!



segunda-feira, 22 de abril de 2013


No dia 22 de Abril iniciaram nas Etapas as reuniões de salinha! 
Semana corrida com todos participando...




Na ocasião a diretora apresentou para os pais o Projeto: Redinhas de balanço!



Pois, é visível a influencia que o ambiente externo causa sobre a criança, ainda mais bebês que saem do ambiente familiar ainda precocemente e são incluídos em uma nova realidade, a escolinha.
Sabendo que a personalidade da criança esta em formação até os sete anos, nada mais normal e cabível do que tomar todos os cuidados para que os mesmos tenham um processo de desenvolvimento completo, integro e de acordo com a sua faixa etária.
A criança ao sair de sua realidade/rotina diária, recebe estímulos do meio, e esta influência diretamente no seu desenvolvimento. Temos como exemplo a chegada de um bebê de quatro meses na escola, o mesmo não tem consciência que este local é uma escola, mas que esta saindo dos braços de seus familiares sim! Neste momento a criança tende a ficar rígida, irritada, chorosa, com falta de apetite e muitas vezes traumatizada, estas características ficam guardadas no inconsciente da criança para toda a vida se não for trabalhada de forma correta e amorosa por todos que a cercam, incluindo pais, cuidadores e professores, estas características tendem a prejudicar a criança futuramente diminuindo seu rendimento escolar e social.
Pensando nisso, o projeto esta sendo desenvolvido na escola Mario Quintana, na cidade de Uruguaiana/RS, mediado pela diretora e Educadora Especial Cassiana Descovi, este é um projeto piloto na cidade e juntamente com a escola tem o objetivo vinculado unicamente á criança e seu desenvolvimento global, melhorando assim o período de adaptação na escola e diminuindo, desta forma, o sofrimento que a mudança na rotina causa aos pequenos.
A utilização da rede no berço traz tranquilidade ao bebe, diminuindo visivelmente os efeitos que a mudança na rotina traz ao mesmo.

Entre os seus benefícios estão:

·         A tranquilidade, melhorando a adaptação.
·         O melhor desenvolvimento psicomotor, pois a rede proporciona o relaxamento muscular, o que futuramente vem a influencia o engatinhar, o desenvolvimento da motricidade fina e ampla e futuramente o processo de maturação para começar a andar.
·         Processo emocional, a rede traz tranquilidade, diminuindo o choro que pode causar regurgitação e a perda de peso que normalmente acontece nos primeiros dias de afastamento.
·         O balanço da rede provoca respostas reflexas corticais através das conexões do ouvido interno com o córtex cerebral. Estas conexões são essenciais para que num futuro próximo o bebê adquira o controle da cabeça.
·         O balançar da rede tranquiliza o bebê e ajuda na manutenção do sono profundo, diminuindo a ansiedade e a baixa imunidade que causam possíveis problemas de saúde.
·         Por estarem bem posicionados, aquecidos, ninados e monitorados, os bebês tendem a permanecer mais tempo em sono profundo, o que lhes promove organização comportamental, estabilidade clínica e ganho ponderal, aspectos estes tão preconizados pela metodologia Canguru.
·         O tecido das redes evita alergias ou infecções nos bebês. Para se alcançar bons resultados, bastam duas dormidas ao dia, de 50 minutos.






domingo, 21 de abril de 2013

Nossa escola conta com um fotografo profissional sempre presente em eventos para melhor registrar nossos momentos.

Diego Trindade!

A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las. Isso é o que busco depois de ter passado dois anos cursando o melhor curso que fiz na minha vida, onde pude aprender um pouco de tudo na fotografia e com o tempo posso transmitir cada sorriso de alegria em uma imagem que eu capturei!





"O que amamos na fotografia é sua capacidade de realizar o mais ambicioso desejo do homem; a eternidade. Através dela eternizamos pessoas, belezas, momentos e sentimentos. A fotografia são pequenos pedaços de eternidade."
Segundo dia de adaptação!

Quando a criança constrói seu conhecimento a partir de suas brincadeiras e leva a realidade para o seu mundo da fantasia, ela transforma suas incertezas em algo que proporciona segurança e prazer, pois vai construindo seu conhecimento sem limitações.” (Sanny S. da Rosa)











Os primeiros dias são difíceis para todos!





Aqui a solidariedade impera, coisa mais linda deste mundo!